O setor farmacêutico apresenta crescimento significativo desde a década de 80. No entanto, a cada ano são lançados novos desafios e a grande influência da informatização e da digitalização definem os caminhos a serem seguidos. Pensando nisso, apresentamos a seguir um panorama do que foi visto até agora e trazemos as tendências do varejo farmacêutico em 2021.
O setor farmacêutico diante da COVID-19
No ano de 2020, o varejo farmacêutico enfrentou inúmeros desafios. Após a declaração da Organização Mundial da Saúde da pandemia de coronavírus, as drogarias precisaram se adaptar para lidar com gestão de estoque, vendas digitais, diversificação de produtos de higiene e testagem de Covid-19.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa adaptabilidade gerou um crescimento de 7,4%. Além disso, reforçou os investimentos em tecnologias voltadas à digitalização e estratégias, permitindo que o gestor otimize os processos e evite a perda de tempo e dinheiro.
Ainda que a pandemia não tenha acabado, as mudanças provocadas pela Covid-19 deixarão marcas no setor. Confira a seguir as tendências para o mercado farmacêutico neste ano.
Tendências para o varejo farmacêutico em 2021
● Crescimento do consumo de medicamentos psiquiátricos
A pandemia levou ao agravamento e ao aumento do número de casos de doenças que atingem o sistema nervoso central. Assim, vê-se o crescimento na procura por medicamentos prescritos para ansiedade, depressão e outras condições relacionadas.
● Transformação digital
O crescimento exponencial da busca por produtos online, a facilidade de comparação de preços e a finalização da compra sem sair de casa demonstram a importância de investir nas novas tecnologias para oferecer experiências cada vez melhores aos clientes e garantir a fidelização.
Diante deste cenário, tem se popularizado também o modelo de venda D2C (direto ao consumidor). Nele, as drogarias cedem um espaço para a indústria realizar suas vendas, que acontecem por meio de um aplicativo, onde o cliente já pode realizar o pagamento e a farmácia apenas recebe um repasse da transição.
● Pagamentos, Cashback e Pix
Uma das maiores tendências do varejo farmacêutico em 2021 são os pagamentos feitos por meio de links, QR Code, cashback ou Pix. Dessa forma, incentiva-se o pagamento sem contato.
● Software de gestão
Além da criação de canais online para facilitar as compras, como market place e WhatsApp, as drogarias também estão investindo em sistemas que integrem diversas áreas e apresentem dados estratégicos para administrar o negócio.
Para se manter sempre atualizado, continue de olho aqui no blog e acompanhe nosso perfil no Instagram e no LinkedIn. Para conhecer as soluções automatizadas que simplificam a operação e o controle da sua drogaria, fale com um consultor e conheça o Vetor Farma.