Não é novidade para ninguém que todo cliente é impulsionado por bons preços — e isso passa diretamente pelo estabelecimento de ofertas e promoções. Mas, afinal, já parou para pensar sobre o impacto financeiro das promoções na sua farmácia ou drogaria? Se por um lado a ideia de economizar faz com que os consumidores comprem mais, nem sempre é saudável reduzir preços aleatoriamente só para oferecer melhores condições.
Diante desse contexto, antes mesmo de colocar em prática qualquer tipo de estratégia, é fundamental avaliar o impacto financeiro que elas podem trazer para o seu negócio. Pensando nisso, no post de hoje vamos trazer algumas alternativas que podem ser colocadas em prática na hora de criar os melhores canais promocionais. Boa leitura!
Qual a importância das promoções em drogarias e farmácias?
Em termos simples, oferecer melhores condições de pagamento sobre itens do varejo farmacêutico pode ser encarado como uma forma de fazer com que mais pessoas entrem em sua loja e conheçam os produtos que oferecem. Dessa forma, ele normalmente poderá voltar mais vezes em busca dos melhores preços ou até mesmo de outros diferenciais, como a qualidade dos produtos e do atendimento, por exemplo.
Sendo assim, uma promoção nada mais é do que um recurso que pode ser empregado estrategicamente para aumentar o volume de vendas, fazendo com que novas pessoas passem a comprar de maneira recorrente em sua farmácia. Apesar de todas essas vantagens, entender o momento certo de colocá-la em prática pode fazer toda a diferença no seu negócio, como já destacamos.
As promoções devem oferecer uma real oportunidade para os consumidores economizarem de fato ou, ainda, comprar outros itens em razão do bom preço ofertado. Enquanto elas podem ter um desempenho satisfatório na hora de aumentar o envolvimento na loja, trazendo mais consumidores e queimar o estoque, há riscos que também devem ser considerados, já que não tão raro a falta de planejamento incorre na perda de dinheiro.
Promoções mais comuns em ponto de vendas
Quanto o assunto é a venda de produtos farmacêuticos, não basta apenas oferecer o produto, disponibilizando-o em gôndolas ou prateleiras para que as vendas comecem a crescer naturalmente. Por isso, é comum observarmos estratégias do tipo “compre 1 e leve 2”, amostras grátis, descontos em determinadas linhas de produtos, displays e banners espalhados pela loja, etc.
Apesar delas permitirem que novos clientes sejam atingidos, ou até mesmo fidelizar os consumidores que já existem, é necessário investir em iniciativas para validar cada uma dessas ações promocionais, bem como as linhas de comunicação entre a sua loja e o público-alvo.
Nesse contexto, uma boa estratégia seria utilizar ferramentas de automação para aplicar testes, a fim de compreender se a ação aplicada está adequada com a persona da sua empresa. Além de preços, a comunicação assertiva é fundamental para o sucesso de qualquer promoção. Sendo assim, realizar pesquisas focadas no seu cliente permitirá encontrar as promoções mais interessantes para determinado público.
Como criar uma ação promocional sem comprometer o orçamento?
O primeiro passo para criar uma promoção eficiente é se assegurar de que esse tipo de benefício não colocará em risco a saúde financeira da sua farmácia durante um período específico. Dessa forma, é essencial levar em consideração este aspecto na hora de estabelecer os preços da promoção, isto é, a margem de lucro e a rentabilidade.
Em linhas gerais, estar munido de todas essas informações é essencial para colocar em prática os descontos sem comprometer o orçamento da sua drogaria ou farmácia. Portanto, defina qual o objetivo em relação ao desempenho da estratégia, seja ele aumentar as vendas, conquistar novos clientes, fidelizar clientes antigos, etc.
Em seguida, é hora de encontrar a margem de contribuição de cada item da sua farmácia em promoção. Para tanto, neste cálculo devem entrar algumas variáveis importantes, como:
- preço do produto (compra);
- despesas fixas;
- comissão de vendas (se houver); e
- preço de venda.
Após estabelecer esse cálculo para cada item, basta utilizar a fórmula da Margem de Lucro:
Preço de Venda – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis)
Por meio dessa informação, pode-se observar os itens que apresentam maior margem de contribuição, o que é mais viável em uma estratégia de promoção, por exemplo. Afinal, caso sejam aplicados descontos em itens com margem mais baixa, a rentabilidade pode ser comprometida mais do que o ideal.
Apesar disso, deve-se também considerar o objetivo da sua farmácia ao realizar uma promoção. Caso seja possível aumentar as vendas, o mais importante é oferecer descontos nos produtos que têm maior volume de vendas e com boa margem de contribuição. Em contrapartida, se for a divulgação de um novo produto o foco da sua drogaria em determinado momento, as ofertas tornam-se mais interessantes nas principais novidades — já que não há tanta preocupação com o retorno financeiro mais rápido.
Quando criar uma promoção, afinal?
Agora que já viu a importância desse tipo de estratégia, conheceu os tipos mais comuns e descobriu como avançar nessa etapa sem comprometer o seu negócio financeiramente, chegou a hora de descobrir quando fazer uma promoção de fato. Para tanto, o ideal é estabelecer um momento adequado tanto ao histórico da sua farmácia quanto do contexto econômico mercadológico.
Em geral, datas comemorativas são bastante utilizadas para estabelecer de modo eficiente uma promoção. Sendo assim, tudo vai depender novamente dos objetivos e também da criatividade na hora de se pensar na promoção. No caso de uma farmácia com grande volume de itens em estoque, o mais comum é observar as datas de validade dos itens a fim de criar um maior giro antes do vencimento de determinados itens.
Portanto, as promoções não precisam e não devem estar apenas ligadas às datas comemorativas. Sendo assim, é essencial que utilize sua criatividade em conjunto com as reais necessidades do seu negócio, já que uma atividade está estritamente relacionada com a outra.
Como vimos, oferecer promoções e descontos é uma excelente maneira de conquistar e fidelizar novos clientes. Entretanto, é fundamental que essa estratégia seja utilizada com cautela para não gerar um impacto financeiro muito grande no seu negócio.
O que achou deste conteúdo? Se gostou das nossas dicas e informações para não tenha impacto financeiro em seu estabelecimento, não deixe de seguir nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades que compartilhamos por aqui. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.