Independentemente do porte de uma empresa, a fidelização dos consumidores é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. No entanto, alguns gestores desconsideram tal fato, especialmente em razão da falta de um processo de pós-vendas para farmácias bem definido.
A fidelização do consumidor, por sua vez, passa diretamente por três pilares vitais: a pré-venda, venda e pós-venda. Apesar disso, muitos gestores ignoram os pilares do processo de vendas, comprometendo diretamente os objetivos organizacionais de farmácias e drogarias.
Para evitar esse tipo de situação, explicaremos neste post o que é pós-vendas para farmácias e por que ela é tão importante. Boa leitura!
O que é pós-vendas para farmácias, afinal?
O pós-vendas é um procedimento no qual se sucedem as vendas de medicamentos e demais produtos farmacêuticos. Por meio de estratégias de marketing, sua finalidade é reter o consumidor para que este continue gerando ganhos para a drogaria.
Ao contrário do que se imagina, a jornada de um cliente não se encerra com a compra de determinado produto. Na verdade, ela se estende por muito mais tempo, afinal, o consumidor ainda irá receber, usar e até mesmo descartar o produto.
Apostar neste processo, portanto, é fundamental para as empresas, uma vez que por meio dele pode-se manter os consumidores por perto. Assim, assegura-se, ainda, novas negociações e ganhos para além de uma simples venda pontual.
Por que investir na estruturação de um pós-vendas para farmácias?
Agora que você já sabe o que é, chegou a hora de entender melhor sobre as razões pelas quais se deve apostar em um pós-vendas bem estruturado. Confira, a seguir, os pontos mais relevantes dessa etapa:
Melhora a retenção de clientes
De modo geral, farmácias e drogarias possuem dois tipos de públicos: de um lado, aqueles que conhecem a marca e seus produtos e, de outro, estão os consumidores que ainda não interagiram com eles.
Nesse contexto, é importante a adoção de estratégias específicas para atração de cada público, especialmente para retenção de clientes, haja vista que conquistar um novo consumidor demanda maiores investimentos.
Um dos maiores erros da maioria dos gestores, por sua vez, é lidar com os consumidores da mesma forma com que lidam com aqueles que estão utilizando o serviço pela primeira vez.
Resumidamente, o esforço publicitário é consideravelmente maior em uma comunicação mais assertiva e, é claro, por meio de um trabalho de pós-vendas para farmácias adequado.
Aumenta a recompra
Como vimos, um dos principais objetivos de qualquer negócio é a retenção de clientes. Nesse sentido, o objetivo é justamente primar pelo bom atendimento ao consumidor, pois assim, torna-se mais fácil a fixação da marca nos interesses do cliente, mesmo após o fechamento da compra.
Em termos simples, investir na estruturação de um pós-vendas pode contribuir massivamente para as taxas de recompra, o que, por sua vez, leva a ganhos muito superiores. Segundo estudos mercadológicos, clientes fidelizados tendem a gastar até 10 vezes mais em relação aos novos compradores.
Portanto, os lucros da sua farmácia podem ser ampliados em até 95% a partir do investimento em um pós-vendas estruturado.
Concluindo, um cliente, quando bem atendido, pode se tornar fiel a uma marca — e é justamente por isso a importância do pós-vendas para farmácias. Dessa forma, o foco na experiência do consumidor pode contribuir, assim como as demais estratégias, para a potencialização de resultados da sua empresa.
Gostou das nossas dicas e informações? Se ficou alguma dúvida, deixe seu comentário a seguir!