fbpx

Medicamentos fitoterápicos: o que são e quais são os liberados

O que é medicamento fitoterápico:

 

Os medicamentos fitoterápicos são preparações farmacêuticas que contêm extratos de plantas medicinais ou suas partes, como folhas, flores, raízes ou cascas.

Porém o uso de plantas medicinais no tratamento de doenças já acontece há bastante tempo, sendo uma prática milenar dos povos da antiguidade, seja através de chás, preparações caseiras ou droga vegetal.

E a pergunta que não cala: Para que serve o medicamento fitoterápico?

Esses medicamentos servem para prevenir, tratar ou aliviar sintomas de doenças, e são produzidos seguindo normas de boas práticas de fabricação e controle de qualidade.

Quais os benefícios:

Os benefícios dele são diversos, tendo em vista que podem ser utilizados para tratamento de ansiedade, diabetes, colesterol, labirintite, menopausa, emagrecimento, dentre outros diversos procedimentos.

Quais medicamentos fitoterápicos são liberados:

 

No Brasil, a regulamentação dos medicamentos fitoterápicos é feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que estabelece critérios de segurança, eficácia e qualidade para a sua produção e comercialização. Para serem liberados para venda, os medicamentos fitoterápicos precisam passar por testes que comprovem a sua segurança e eficácia.

Entre os medicamentos fitoterápicos liberados pela ANVISA, e que são mais vendidos, estão:

  • Ginkgo biloba: utilizado para melhorar a circulação sanguínea e a memória.
    Ginkgo biloba serve para tratamento: circulação sanguínea, tumores, alívio das dores, dentre outros.
  • Valeriana: utilizada como sedativo e ansiolítico. A Valeriana serve para combater: Ansiedade e insônia.
  • Hypericum perforatum (conhecido como hipérico): utilizado como antidepressivo;
    Echinacea purpurea (nome popular: purpúrea ou flor-de-cone): utilizada para estimular o sistema imunológico;
  • Camellia sinensis (nome popular: chá verde): utilizado como antioxidante e termogênico. Camellia sinensis serve para: diminuir colesterol ruim, combater doenças cardíacas, dar energia, dentre outros benefícios.

No entanto, é importante ressaltar que o uso de medicamentos fitoterápicos deve ser feito com orientação médica ou farmacêutica, pois mesmo sendo produtos naturais, podem apresentar efeitos colaterais.

Redação: Equipe Vetor Farma