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Como evitar a inadimplência em farmácias?

Cobrar de clientes inadimplentes nem sempre é uma tarefa simples, porém, extremamente necessária. Isso porque, embora constrangedor para gestores e devedores, as dívidas podem impactar negativamente nas contas de uma farmácia. Para evitar esse tipo de situação, portanto, é fundamental entender como evitar a inadimplência em farmácias.

Mas, afinal, qual a melhor forma de cobrar dívidas e evitá-las? A seguir, vamos trazer algumas dicas vitais. Continue a leitura e saiba mais!

Como controlar a inadimplência em farmácias?

De acordo com levantamento divulgado pela Serasa Experian, mais de 60 milhões de consumidores estão inadimplentes. Muito por isso, minimizar o atraso em pagamentos é um desafio para muitos empresários de diferentes setores, independentemente do seu tamanho.

Nesse cenário, algumas estratégias podem ser colocadas em prática pelo departamento de cobranças, tornando a resposta mais eficiente. Antes de mais nada, cabe destacar que a cobrança deve se iniciar tão logo ocorra a conclusão de uma venda, isto é, a partir do momento em que o cliente compra um produto ou serviço.

A seguir, veja algumas formas eficientes sobre como evitar a inadimplência em farmácias.

Avisos de vencimento

Para minimizar eventuais prejuízos decorrentes do atraso no pagamento, uma alternativa interessante seria investir em sistemas de aviso com lembretes para o pagamento. Na prática, não é necessário esperar o vencimento da dívida para cobrar o consumidor. Pode-se enviar SMS ou e-mails agradecendo pela compra e, aproveitando a oportunidade, para enviar o boleto que já está próximo de vencer.

Lembretes de pagamento pendente

Agora que você já fez o primeiro contato, avisando do vencimento de determinada fatura de compra em seu estabelecimento, chegou a hora de avisar o cliente sobre o débito. Nesse sentido, tanto no dia do vencimento, quanto após o fechamento da cobrança é possível enviar mensagens para lembrar o consumidor da data. Apesar de simples, essa medida é bastante eficiente no combate à inadimplência em farmácias.

Aproxime-se do consumidor

De modo geral, a inadimplência por si só é um fator que pode comprometer o relacionamento entre sua farmácia e os seus consumidores. Sendo assim, mediante a fragilidade do momento, é muito importante tentar entender as razões pelo atraso, haja vista que é possível perder, além do valor em aberto, um cliente que compra com recorrência. Portanto, invista em uma boa relação pautada em boas práticas de cobrança, minimizando consequências mais graves para o seu negócio.

Ofereça facilidades para pagamento

A ideia aqui não é oferecer condições especiais para pagamento, como descontos no saldo total do débito. Basicamente, oferecer facilidades extras para aqueles que pretendem ficar em dia com suas dívidas é uma boa maneira de evitar o atraso em pagamentos. Portanto, disponibilize recursos que ofereçam maior comodidade aos clientes na hora de verificar, por exemplo, seus débitos.

Invista em um sistema de gestão de pagamentos

Por fim, contar com um sistema de gestão de pagamentos eficiente pode fazer toda a diferença. Isso porque, esse tipo de mecanismo torna mais simples processos de cobrança, bem como facilita o mapeamento de pagamentos e, consequentemente, torna a cobrança mais objetiva e assertiva.

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