O setor de vendas compõe um mercado extremamente competitivo, sendo assim, é importante dispor de todas as ferramentas necessárias para ajudá-lo a minimizar eventuais gastos e maximizar os lucros da sua empresa. O ticket médio é uma dessas ferramentas que facilita a contagem do lucro e te ajuda a saber quanto está recebendo em média de vendas.
Pensando nisso, no post de hoje vamos apresentar algumas dicas que o ajudarão a elevar o ticket médio da sua drogaria ou farmácia em alguns passos. Quer saber mais? Então, continue a leitura até o final!
O que é o ticket médio?
O ticket médio é um termo usado para definir o valor médio das vendas de seu estabelecimento em um determinado período de tempo. Por meio desse valor é possível ter uma ideia de desempenho, como os seus negócios estão evoluindo e o que precisa para melhorar os valores.
Calcular o ticket médio é bem simples. Para tanto, basta selecionar um período de vendas, por exemplo, três meses. Em seguida, anote quantas vendas foram feitas durante esse período e qual foi o faturamento total delas.
O cálculo do ticket médio será feito da seguinte forma:
Ticket Médio = Faturamento do mês / Quantidade de vendas nos três meses
O valor do ticket médio pode variar de acordo com o seu meio de negócio, ou seja, vai depender do seu nicho. Para saber se o seu negócio está apresentando um bom lucro é preciso saber se o gasto que você tem com o produto é menor do que o seu lucro. O ticket médio é uma ferramenta importante nesse sentido.
Como aumentar o ticket médio da sua farmácia, afinal?
Segue abaixo algumas estratégias simples para que você consiga aumentar o ticket médio da sua farmácia ao implementar algumas estratégias simples.
1. Treine sua equipe
Uma equipe treinada e capacitada é fundamental para o bom funcionamento do seu negócio. Uma farmácia costuma atrair um público amplo e diversificado, afinal, todos nós precisamos de algum medicamento ou produto relacionado à saúde em algum momento da vida. Desta forma, treinar sua equipe para que ela esteja sempre pronta a atender às mais diversas solicitações, pode ser um uma das maneiras mais eficientes de fidelizar o seu cliente.
Além de formas corretas de tratamento, treine sua equipe para que eles conheçam os segmentos e produtos que sua farmácia oferece. O conhecimento demonstrado pelo profissional tranquiliza e deixa o cliente mais confiante. Ensine seus funcionários a apresentarem também os produtos em oferta que possam ser do interesse do comprador.
2. Trabalhe com descontos
Todo mundo gosta de pagar menos por um produto necessário, desta forma, apresentar vantagens nesse aspecto é um grande atrativo. Uma opção que pode se mostrar bem positiva é o trabalho com descontos progressivos, que funcionam principalmente com clientes que precisam de mais de um item.
Os descontos progressivos costumam funcionar porque o cliente consegue ver o valor que ele está ganhando ao adquirir mais de um item com um valor que diminui. Por exemplo: Se um produto custa R$ 40,00, ele pode comprar dois e pagar R$ 70,00, ou seja, em uma compra que ficaria R$ 80,00, ele sai com um desconto de R$ 10,00.
3. Indique produtos ao seu cliente
Neste item é possível combinar duas estratégias: a visual e a de vendas. Na primeira é possível apelar para o sentido visual do cliente ao colocar em proximidade os produtos que podem ser comprados juntos. Por exemplo: shampoos, condicionadores e cremes de tratamento de uma mesma linha, ou de uma mesma marca.
Em relação à estratégia de vendas, treine seus funcionários para que eles possam conhecer os produtos da loja e oferecerem aqueles que são complementares. Produtos de linhas Premium devem ser oferecidos aos clientes, uma vez que, na maioria das vezes, eles nem mesmo sabem da existência de determinados produtos.
4. Ofereça frete grátis
Os serviços de e-commerce e delivery aumentaram consideravelmente durante a pandemia de Covid-19. Muitas pessoas começaram a pedir serviços e mercadorias em aplicativos e por telefone e a facilidade com a qual esses produtos chegam até elas, pode ter reeducado seus clientes em relação a esse tipo de serviço. Mesmo com o fim da pandemia é possível que essa característica continue em alta.
Assim, oferecer serviços de entrega a preços reduzidos ou com frete grátis pode ser uma boa opção na hora de fidelizar seus clientes. Se puderem escolher entre um estabelecimento que entrega em casa a nenhum custo adicional, é a esse estabelecimento que eles vão dar prioridade. Caso seja inviável retirar todo o valor do frete, veja a possibilidade de oferecer entrega grátis para compras acima de determinado valor.
5. Fidelize seu cliente
Fidelizar seus clientes pode ser mais vantajoso que buscar por outros. É óbvio que quanto mais clientes você tiver, melhor para o seu negócio, porém o processo de adquirir mais deles pode demorar, enquanto fidelizar os que você já tem pode ser feito em menos tempo.
Uma das formas mais simples de fidelizar seu cliente é oferecer a ele um cartão fidelidade, em que a cada vez que ele comprar no seu estabelecimento ele pode concorrer a prêmios, ou receber fretes grátis ou mesmo descontos especiais. Mandar mensagens, e-mails e bilhetes de agradecimento é também uma forma de personalizar o serviço e fazer o seu cliente se sentir valorizado.
6. Ofereça cupons e vale presente
Cupons e vale presentes são outra forma válida de fidelização do seu cliente. Utilize as redes sociais da sua loja para divulgar promoções que deem um cupom de R$ 30,00, por exemplo, àquele que fizer compras acima de R$ 150,00. É importante atentar para a validade de promoções como essa.
Diante de benefícios como esses, o cliente pode até pensar em levar para casa aquele produto que ele estava esperando para comprar. É sempre bom fazê-lo sentir que está ganhando algum tipo de vantagem ou compensação ao comprar na sua loja.
Aumentar o ticket médio da sua farmácia é possível ainda que possa parecer difícil. Ao adotar algumas estratégias simples você poderá observar a diferença nos lucros quando fizer seu balanço. A palavra-chave é fidelizar. Ao conseguir a fidelidade de seus clientes o seu negócio começa a contar com uma entrada confiável de valores e o resultado poderá ser visto quando for feito o cálculo do ticket médio.
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