Já parou para pensar sobre como melhorar o fluxo de vendas da sua farmácia? De fato, pode se considerar um desafio propor soluções para lidar com o aumento da concorrência do setor de varejo farmacêutico — sem falar nas variantes econômicas e na constante disputa por preço entre as redes de drogarias que atuam com preços populares.
Em contrapartida, existem inúmeras estratégias que podem ser utilizadas com sucesso. Afinal, muitas delas convertem excelentes resultados, sobretudo no que se refere ao aumento de vendas. Dentre elas, pode-se destacar, por exemplo, a disponibilidade de diferentes formas de pagamento, como a abertura do crediário próprio.
Em épocas de fragilidade econômica, oferecer diferenciais competitivos é um passo muito importante para que empresas de qualquer segmento possam se destacar em meio a concorrência, sobretudo no setor de farmácias. Pensando nisso, no post de hoje vamos mostrar os principais detalhes desta modalidade. Continue a leitura e tire suas dúvidas!
Por que oferecer essa modalidade de pagamento?
Sem dúvidas, o cartão de crédito é uma das modalidades de pagamento mais utilizadas na atualidade. No entanto, o crediário também é uma forma muito utilizada por lojistas de todo o país. Segundo informações divulgadas através de dados obtidos em um estudo feito pela CNDL e o SPC Brasil, em 2018, cerca de três a cada 10 consumidores ainda utilizam essa forma de pagamento para realizar suas compras com frequência.
Por outro lado, é importante ressaltar que de fato, o pagamento à vista é e sempre será a melhor alternativa para receber suas vendas. Apesar disso, considerando o cenário econômico desfavorável, manter essa única opção pode comprometer a capacidade de aumentar as vendas da sua farmácia. Logo, disponibilizar diferentes formas de pagamento é muito eficiente para quem pretende fechar vendas recorrentemente.
Como funciona o crediário, afinal?
O crediário é, em termos práticos, um tipo de carnê ou de boleto bancário em que permite os consumidores quitarem suas compras na data de vencimento fixada no próprio documento. Além da data, constam também informações muito importantes, como o número da parcela, valor, dados do consumidor, entre outras informações.
Essa forma de pagamento possibilita, principalmente, que o valor da despesa seja parcelado, facilitando o pagamento pelo seu cliente. O número de parcelas, por sua vez, pode ser estabelecido conforme o acordo firmado entre seu estabelecimento e o cliente. Porém, é habitual que os parcelamentos ocorram em até 24 parcelas — de acordo com o valor total gasto na sua farmácia, devendo também ser levado em conta o fluxo de caixa, etc.
Além de ser uma solução de pagamento acessível para inúmeras pessoas, o crediário proprio permite uma maior independência em relação a gestão do seu negócio, afinal, os valores mensalmente pagos são destinados diretamente à conta da sua farmácia, não havendo, por exemplo, pagamento de taxas para administradoras de crédito, como ocorre com as vendas realizadas via cartão de crédito ou débito.
Riscos e cuidados necessários
Por se tratar de uma espécie de crédito próprio, não é possível, por óbvio, oferecer essa vantagem para qualquer tipo de cliente. Sendo assim, sua farmácia deve utilizar ferramentas de análise de crédito, a fim de identificar eventuais problemas relacionados com a capacidade de pagamento, proporcionando maior segurança financeira ao seu negócio.
Através dos bureaus de crédito como o SPC, Serasa e o SCPC, é possível fazer consultas de forma rápida ao CPF do cliente. Essas empresas de proteção ao crédito dispõem de ferramentas que permitem acompanhar a movimentação financeira do consumidor, bem como se eles possuem dívidas.
A partir desse cuidado, sua farmácia ou drogaria poderá minimizar eventuais riscos de inadimplência, bem como certificar se o consumidor que pretende abrir um crediário próprio é de fato um bom pagador de acordo com os dados financeiros das instituições bancárias e Receita Federal.
Outro aspecto importante é fazer consultas de crédito com certa regularidade. Afinal, o status de bom ou mau pagador pode sofrer alterações importantes no decorrer do tempo. Para evitar conflitos e acabar perdendo um consumidor fidelizado à sua marca, porém, deve-se adotar os procedimentos necessários com total cautela e discrição.
Como montar um crediário próprio?
O primeiro passo para criar um crediário de maneira autônoma, é preciso utilizar um sistema confiável de emissão de boletos ou carnês. Estes, por sua vez, devem permitir a gestão da emissão de acordo com a necessidade do seu negócio, incluindo o número de parcelas necessário para atender a demanda do seu público-alvo.
Nesse contexto, para escolher a melhor ferramenta, é preciso atentar-se às características da plataforma, funcionalidades, etc. Isso porque, além de permitir emitir um número específico de boletos, deve também permitir fixar datas de vencimentos, manipular as taxas de juros e multas em caso de atrasos, entre outras ações.
Veja como é simples montar o seu crediário próprio:
- Cadastre sua farmácia em uma plataforma de soluções de cobrança;
- Formalize o cadastro de todos os seus clientes ativos;
- Envie os boletos que completam o carnê do financiamento;
- Insira corretamente as informações do seu cliente, estabelecimento e compra;
- Pronto. Agora basta imprimir e entregar os boletos para o consumidor. Simples assim!
Conclusão
Como vimos, ofertar um crediário próprio na sua farmácia, ainda que seja um negócio de menor porte, é uma tarefa que exige alguns cuidados importantes, embora seja possível melhorar o volume de vendas do seu negócio e, consequentemente, ter um melhor fluxo financeiro.
Para tanto, deve-se prezar pelo uso de um sistema de gestão seguro e que ao mesmo tempo ofereça funcionalidade ao seu negócio. Ademais, é preciso ter em mente a importância de se contar com uma boa ferramenta de análise de crédito, minimizando assim eventuais prejuízos importantes com a inadimplência.
Concluindo, entender esses fatores citados até aqui é primordial para o sucesso desse tipo de operação. Afinal, se cercar de cuidados pode apoiar o crescimento sustentável da sua farmácia, além de fornecer mais facilidades aos consumidores fiéis da sua marca, sem gerar prejuízos ou dificuldades — e não ficar no prejuízo.
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