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Importância do planejamento estratégico para drogarias

Para que qualquer organização alcance os seus objetivos, é preciso apresentar um bom plano de ações — e isso envolve o estabelecimento de metas, objetivos e, principalmente, os recursos necessários para alcançá-los. Sendo assim, o planejamento estratégico para drogarias é importante para definir onde concentrar a atenção e os esforços para que o negócio cresça de maneira sólida e consistente.

Continue a leitura e descubra como melhorar os resultados do seu negócio!

Por que fazer um planejamento estratégico para drogarias?

 

A indústria farmacêutica é bastante competitiva, assim como qualquer ramo de negócio. Dessa forma, seja para atrair, manter ou ampliar o fluxo de clientes da drogaria, é preciso investir em estratégias inteligentes através de um eficiente planejamento de resultados. Sendo assim, caso estabelecido de forma correta, o negócio poderá se beneficiar de diferentes formas. As principais são:

  • crescer de maneira escalável;
  • trilhar um caminho rumo aos objetivos estabelecidos;
  • encontrar as melhores oportunidades;
  • ter melhor controle financeiro.

Na contramão dessa perspectiva, normalmente estão as drogarias que não estabelecem metas de curto, médio e longo prazo e que também não definem um orçamento. Isso se dá pelo fato de que aqueles que não constroem um planejamento sólido podem se perder na hora de adaptarem-se aos diferentes cenários, se expondo mais a riscos e perdas.

O que considerar antes de colocá-lo em prática?

 

Antes de começar a criar e colocar em prática o planejamento estratégico para drogarias, o empreendedor deve se ater a algumas questões fundamentais, como avaliar a estratégia que está em vigência, considerar o cenário, identificar o nível estratégico, avaliar a direção que deve ser seguida, etc.

Concluindo essa fase inicial, é hora de começar a implementar as estratégias. Para tanto, pode ser fundamental atuar em três frentes: divulgação, preparação e organização e, por fim, acompanhamento.

  1. Divulgação: converse com sua equipe orientando sobre as expectativas em relação à atuação de cada colaborador;
  2. Preparação e organização: invista em ações que contribuam para a evolução do seu time, como treinamentos ou mudanças estruturais, caso sejam necessárias;
  3. Acompanhamento: verifique cada etapa do seu planejamento, controlando-as de forma a assegurar o cumprimento de todas as etapas.

Quais são as principais metas de vendas para drogarias?

Para ampliar o faturamento de drogarias e farmácias, é muito comum que os empreendedores apliquem uma série de metas e métricas. As principais adotadas são:

  • Número de clientes e receitas atendidas

Assim como a equipe de vendas, essa meta pode ser direcionada para o departamento de marketing da sua empresa, por exemplo. Além disso, as receitas atendidas tratam de indicadores cuja finalidade é melhorar o faturamento total da drogaria. Nesse sentido, é indispensável que os colaboradores saibam como atuar corretamente no atendimento ao público.

  • Ticket médio

O ticket médio nada mais é do que o valor médio gasto em compras pelos clientes da sua drogaria. Sendo assim, para chegar ao valor, basta estabelecer uma conta simples que consiste na divisão do montante de vendas total de determinado período pelo número de produtos que foram comercializados. A partir disso, é possível, por exemplo, estabelecer metas e ações para aumentar o volume de vendas mensais.

  • Indicador de cliente

O indicador de cliente se trata de métricas de uma drogaria que podem ser influenciadas por ações estratégias, como ligações telefônicas para alertar consumidores sobre o uso de medicamentos de uso contínuo, vendas agendadas, entre outros. Sendo assim, é fundamental utilizar softwares de gestão para facilitar a gestão e o acompanhamento das vendas.

4 dicas para otimizar o faturamento de drogarias

 

Colocar o planejamento estratégico para drogarias em prática pode contribuir para que você se estabeleça no cenário em que está e onde quer chegar, bem como determinar as ações que a farão atingir essas metas sem perder o foco. Outra vantagem é que, diante de um cenário altamente competitivo, definir um plano bem estruturado pode evitar eventuais desapontamentos.

Confira as dicas que preparamos.

1. Crie um programa de premiação

A comissão de vendas é um dos principais programas de premiação em diversos estabelecimentos, incluindo farmácias e drogarias. Esse sistema de metas é adotado para bonificar o colaborador que atinge determinadas metas de vendas. Além de incentivar as vendas, essa ação é uma prática que leva em consideração três aspectos fundamentais para qualquer negócio, isto é, a motivação, o reconhecimento do colaborador e a respectiva recompensa pelos serviços prestados.

2. Treine a sua equipe

Como vimos, estabelecer metas é um passo chave no planejamento estratégico para drogarias. Entretanto, não adianta apenas estabelecê-las e repassá-las para a equipe sem oferecer uma preparação adequada. É igualmente importante que o time de vendas seja qualificado e tenha conhecimento sobre atendimento humanizado, técnicas de vendas, gestão de estoque e demais assuntos relacionados.

3. Avalie o planejamento com frequência

Outro ponto muito importante passa diretamente pelo acompanhamento periódico dos resultados obtidos, sobretudo para garantir que eles estejam dentro da expectativa determinada para um período específico, por exemplo.

Dessa forma é possível aplicar mudanças que eventualmente se façam necessárias para alinhar as metas e retomar o crescimento. Afinal, muitas vezes pode ser preciso revisar algumas ações, reavaliar decisões e corrigir certos aspectos.

4. Utilize a tecnologia ao seu favor

Para otimizar o planejamento estratégico para drogarias é muito importante aplicar todos os recursos tecnológicos disponíveis. Nesse sentido, é comum que muitos empreendedores do setor farmacêutico acabem adotando o uso dessas ferramentas para melhorar os resultados e garantir uma gestão mais eficiente. Não tão raro, grande parte dos softwares de gestão contribuem para tornar os processos de vendas mais simples, além de dirimir falhas e tornar a comunicação mais eficiente.

Como pudemos perceber, adotar um planejamento estratégico para drogarias é um cuidado muito importante para empresas de qualquer porte. Portanto, se gostou deste conteúdo e deseja conferir mais novidades sobre a indústria farmacêutica, não deixe de nos acompanhar no nosso canal no Youtube e nos seguir em nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.